TianixPodcast – Contexto filosófico-musical

Nesse episódio discuto o contexto filosófico-musical do Renascimento, e do início do século XVII, onde impera a ideia do conhecimento enquanto um todo orgânico, como a própria realidade. É com esse contexto que Descartes se depara durante seus estudos, em que disputam simultaneamente o aristotelismo, o neoplatonismo, o ceticismo e a nascente ciência experimental, e no meio musical, especificamente, a aproximação entre o músico teórico e o prático, se a música deve produzir afetos no ouvinte através de suas estruturas contrapontísticas ou imitando os afetos do texto musicado.

O título da dissertação é:”Compendium Musicæ de Descartes: possíveis fontes musicais“, orientada pela Profa. Dra. Lia Tomás.

Qualquer pergunta, é só mandar.

Baixar Áudio.

RSS Feed: https://tianix.wordpress.com/category/Podcast/feed/

Playlist dos episódios no Youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLSAq_e-q0ZdHw4GMov0FMuAKoNVv33f2W

Playlist de Música Renascentistahttps://www.youtube.com/playlist?list=PLSAq_e-q0ZdFWoxy4AWdfBvfR072OTmjg

Dissertação Completa: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/151306

Twitter: https://twitter.com/tianix

Produção acadêmica: https://unesp.academia.edu/TiagoDeLimaCastro

Meus artigos no Música e Sociedadehttp://www.musicaesociedade.com.br/author/tiagocastro/

Meu Blog pessoal: https://tianix.wordpress.com

Deixe um comentário