Música, filosofia e crítica

Em 2018 ocorreu o V Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música e o Congresso Internacional “Intercâmbios Norte-Sul: colaborações, tensões, hibridações” no Instituto de Artes da Unesp em São Paulo. Ambos os eventos, que ocorreram como um evento único, ocorreram devido aos esforços conjuntos da Profa. Dra. Lia Tomás, do Instituto de Artes da Unesp, em conjunto com o Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini de Lucca na Itália, a Universidad de la República de Montevideo/Salto (Uruguai) e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Um dos frutos do evento é o livro Música, filosofia e crítica: problemas transversais, organizado pela Profa. Dra. Lia Tomás e o Prof. Dr. Raimundo Rajobac da UFRGS. Os diversos texto contemplam esta intersecção entre as três áreas. O livro está em formato de E-Book gratuito publicado pela editora da Anppom.

Tenho um capítulo denominado Compendium Musicæ de Descartes: sujeito e afetos enquanto finalidade da música, no qual discuto como nesta obra o sujeito e os afetos são propostas enquanto núcleo estético da música.

O livro está disponível gratuitamente em: https://www.anppom.com.br/ebooks/index.php/pmb/catalog/book/34

Deixe um comentário