Generosidade com si mesmo (14/06/2015)

Generosidade com si mesmo

Por que é tão difícil ser generoso consigo mesmo?
Por que tanta baixa estima perante si mesmo?
O que tanto desgosto ao perscrutar a mim mesmo?
Por que tamanho desrespeito comigo mesmo?

Oh culpa… culpa ancestral e quase infinita…
Vejo em mim tantas tendências, e as temo
Encontro a violência, misoginia, perfídia,
Maledicência, devassidão, luxúria, vaidade,
Desejos, capacidade de manipulação…

No fundo, odeio minhas imperfeições…
Mas sou humano, demasiadamente humano
Não aceitar o que se é, é de uma violência
Contra si mesmo que não traz paz alguma
Isso não é ascese… Isso é autoflagelo…

Porém, se olho com calma tirando lentes
De culpa, julgamento ou minhas convenções
Vejo Amor… Como uma chama que não se
Apaga, vejo minha capacidade de sublimação
Sentimentos, por no fundo achar que minha
Presença é nociva e espalha dor e angústia…

Mas, se sou capaz de transformar paixão e
Amor romântico em amizade, é porque eu
Sei amar…

Se me afasto por sentir que minha presença
Traz amarguras, é porque sou capaz de cuidar…
Se sou capaz de esquecer minhas dores,
Para fazer algo a alguém, é porque há
Algo de bom em mim…

Se posso estudar uma música ou um texto
Horas a fio, sem ter nenhuma utilidade prática
É porque sei me dedicar a algo…

Se posso colocar energia e trabalho em horas
Preparando aulas ou resolvendo questões
Burocráticas que não são de minha alçada
Somente por sentir merecimento disso por
Parte dos alunos, talvez são seja tão egoísta…

Há um orgulho claro em mim, afinal, quem
Busca resolver tudo sozinho, fingindo que
Está, dessa maneira, tornando-se um
Personagem que busca resolver tudo
Há realmente um certo orgulho…

Porém, devo parar de somente abraçar
Minha sombra, mas sim passar a ter
Generosidade comigo mesmo

Tentar ser generoso com o próximo
Preenche minha existência, mas
Preciso também o ser comigo
Mesmo, meu coração clama por
Mais leveza…

Escrita em: 06/06/2015

© 2015 Tiago de Lima Castro

Deixe um comentário

