Homenagem a Altamiro Carrilho

Esta semana faleceu um músico que não somente faz parte da história da música brasileira, mas foi real construtor desta história.

Altamiro CarrilhoComo grande flautista, fez história no Choro, e na música instrumental em geral, por sintetizar uma grande precisão rítmica, uma articulação sempre precisa e inventiva e virtuosismo mas com delicadeza.

Ele pertenceu a uma geração da música brasileira que ainda não tinha uma definição sobre o que seria música brasileira. Graças a isto, ele não apresenta aquela tendência, muito forte na música instrumental contemporânea, de que o músico necessita centrar-se em um tipo de música, escolher entre uma abordagem mais próxima a raiz de seu gênero ou escolher um via contemporânea do gênero, ele simplesmente tocava da maneira que concebia que a peça necessitava. Por isso seu estilo pessoal é consequência do seu esforço musical, e não uma meta anterior a este esforço, como tende-se nos dias de hoje.

É importante lembrar a inventiva ornamentação em suas interpretações, soando sempre espontâneo com uma ligeira aura de improvisação, o que já é em si motivo de estudar suas gravações por toda a vida.

Altamiro Carrilho com PixiguinhaMas quando vemos algumas de suas entrevistas no programas da TV Cultura, e mesmo pela Internet, não vemos somente um grande músico, mas um grande ser humano, alguém humilde e sensível a ponto de derramar lágrimas ao falar de sua infância, que não polpa elogios a tantos músicos com quem conviveu e admirou. É um dos raros casos em que não conseguimos admirar somente o artista, mas também o homem.

Talvez a maior homenagem que podemos lhe fazer, é tanto escutar sua obra e aprender com ele o que é ter integridade na interpretação, sem deixar a espontaneidade da ornamentação e unido a humildade de um músico que também era um grande ser humano!

Biografias

Para escutar

© 2012 Tiago de Lima Castro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s